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Concursos Militares

Concursos Militares - Curso para Esa, Eear

Um manobrista de navios, também conhecido como prático ou piloto de portos, é um profissional altamente treinado e certificado responsável por auxiliar na navegação segura e eficiente de navios em áreas portuárias ou em rotas mais restritas. Eles têm um conhecimento profundo das águas locais, das características do porto, dos padrões climáticos e das correntes, o que lhes permite orientar os capitães sobre como manobrar seus navios com segurança.

Os manobristas de navios geralmente embarcam e desembarcam dos navios usando pequenas embarcações para fornecer orientação e assistência aos capitães durante as manobras de entrada ou saída do porto. Seu objetivo é garantir que os navios naveguem com segurança, evitando colisões, encalhes ou outros incidentes que possam prejudicar o navio, a carga ou o meio ambiente.

Além disso, eles também podem oferecer conselhos sobre as condições do porto, como profundidade da água, correntes, pontos de referência e quaisquer obstáculos que o navio possa enfrentar durante a navegação na área portuária. Em resumo, os manobristas de navios desempenham um papel crucial na garantia da segurança e na eficiência das operações portuárias.

O que é preciso para se tornar prático

Ao todo, existem 603 desses especialistas no país, dos quais 14 são mulheres.

A formação é rigorosa. Para se candidatar, não é preciso ser da Marinha, mas tem que ter algum curso superior completo e habilitação de mestre-amador, que permite a condução de embarcações a uma distância de até 20 milhas náuticas (37 km) da costa.

No Brasil, a Marinha conduz um processo seletivo para os chamados praticantes de prático, uma espécie de programa de trainee da praticagem.

O exame cobra conhecimentos em temas como arte naval, navegação em águas restritas, meteorologia, oceanografia e manobrabilidade de navios, entre outros.

Os aprovados passam para uma qualificação de pelo menos um ano, em que fazem centenas de manobras supervisionadas.

Como são remunerados

Os manobristas de navios são remunerados de várias maneiras, dependendo das práticas e regulamentações em diferentes regiões do mundo. Geralmente, eles recebem pagamento por serviço prestado, e esse pagamento pode variar com base em alguns fatores:

  • Taxa Fixa por Manobra: Em alguns lugares, os manobristas recebem uma taxa fixa por cada manobra realizada. Essa taxa pode variar de acordo com o tamanho do navio, a complexidade da manobra e outros fatores.
  • Salário Mensal ou Anual: Alguns manobristas podem receber um salário fixo, especialmente se estiverem vinculados a uma autoridade portuária ou a uma empresa de práticos. Esse salário é geralmente baseado em acordos contratuais.
  • Honorários por Tonelagem do Navio: Em certos casos, os honorários dos manobristas são calculados com base na tonelagem do navio. Navios maiores e mais pesados podem resultar em remuneração mais alta.
  • Suplementos e Bônus: Em algumas situações, os manobristas podem receber suplementos ou bônus por manobras noturnas, em condições climáticas adversas ou em circunstâncias especialmente desafiadoras.
  • Estrutura Regulamentada: Em certas áreas, os valores que os manobristas podem cobrar são regulamentados por autoridades portuárias ou legislação específica.

É importante notar que a remuneração dos manobristas de navios pode variar significativamente em diferentes países ou regiões, e muitas vezes é regulamentada para garantir um equilíbrio entre os interesses dos profissionais e a viabilidade econômica das operações portuárias.

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